Catálogo

Orquidea Cattleya é a espécie de orquídea mais vendida e cultivada do Brasil. É uma orquídea que possui cerca de 50 espécies que podem ser encontradas desde o México até a Argentina. Possui espécies de raça pura como também híbridos.

Essa espécie já se perpetuou pelo mundo inteiro, aparecendo e conseguindo se adaptar em todos os climas, exceto áreas desérticas e gélidas. A Cattleya é epífita, tem crescimento simpodial, crescendo horizontalmente. A espécie pode ser dividida entre dois grupos: unifoliadas e bifoliadas.

 

Cattleya

 

As unifoliadas são de porte menor, com pseudobulbos ovais e lateralmente achatados, e produz grandes folhas e flores, mas em menor quantidade. Já as bifoliadas são de porte maior, com pseudobulbos cilíndricos que ultrapassam 1 metro de comprimento. Suas flores são menores e mais estreitas, e suas folhas são pequenas e largas.

É uma planta de fácil cultivo, e está entre as mais escolhidas pelos cultivadores principiantes, por ser muito versátil quanto ao plantio. A orquidea Cattleya, apesar de fácil, merece muita atenção na hora de seus cuidados, e é importante sempre se dedicar quando se trata de orquídeas. Nós disponibilizamos um curso GRATUITO com um passo a passo ensinando tudo sobre orquideas. Para se inscrever é só deixar seus dados no box ao lado.

Espécies de orquidea Cattleya

As espécies de orquidea Cattleya são bem distintas umas das outras. Algumas são bem famosas pela venda e outras são menos conhecidas.

A espécie de Cattleya mais conhecida mundialmente é a Cattleya Walkeriana. É uma espécie originária do Brasil, encontrada em todos os estados, de fácil cultivo e normalmente nasce sobre pedras ou árvores. Tem flores grandes e duradouras, com uma extensa variedade de cores, e com aroma de canela. Tem porte pequeno e por isso se adapta melhor como orquidea de interior. É considerada a orquídea mais perfeita por conta de sua simetria de formas e cores.

Outra espécie muito famosa e originária do Brasil é a Cattleya Labiata, conhecida popularmente como “Rainha do Nordeste”. Ela é endêmica nos estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba. As flores são grandes, coloridas e perfumadas. Gosta de ambientes bastante úmidos e protegidos do sol. Foi a primeira orquídea Cattleya catalogada no Brasil, e hoje em dia é uma das espécies que mais participa de cruzamentos de hibridização por causa de sua ótima armação e perfume.

Já a Cattleya Intermédia é mais encontrada no litoral meridional brasileiro. Ela produz pseudobulbos roliços, de 25 a 45 centímetros de altura e sua inflorescência é de 3 a 5 flores de 10 centímetros de diâmetro, nas cores rosa ou branca. Exige um ambiente bastante úmido, com muito sol, ventilação e calor, porém essa espécie precisa de um período de 2 a 3 semanas de temperaturas mais frias para poder realizar a floração.

 

Cattleya 2

Como cuidar de orquidea cattleya

Como cuidar de orquidea cattleya ? Como vimos anteriormente, existem várias espécies de cattleyas e isso dificulta um pouco para generalizar os cuidados com essa orquídea, já que cada uma possui seu próprio habitat natural.

É importante saber que a melhor forma de fazer com que a orquídea se desenvolva bem, é tentando reproduzir todas as condições naturais do seu habitat. As Cattleyas possuem raízes que podem desidratar facilmente, e quando o ambiente em que ela está não propicia a quantidade necessária de umidade para a orquídea, é preciso regá-la abundantemente e com frequência.

Essa orquídea não gosta de ter seu rizoma enterrado, então deve-se cobrir com substrato apenas as suas raízes, onde a adubação deve ser feita diretamente. Durante o período de crescimento é necessário adubá-la com adubo químico, mas também se faz necessário adubação foliar semanalmente.

A orquidea cattleya é belíssima, e é por isso que é uma das mais escolhidas para o cultivo. Mas o cultivador precisa ter em mente que o que faz a orquídea estar linda e viçosa são os cuidados que ela exige. 

Fonte: www.orquideascuidados.com/

 

www.000webhost.com